Vídeos

Debate sobre o Documentário FREENET

A World Wide Web foi concebida e construída a partir de um fundamento principal: a liberdade pela conexão em rede. Não demorou para se tornar o carro-chefe da liberdade de expressão do século XXI. Com ela, não somos apenas consumidores de informação, somos também produtores. Mas o quanto somos realmente livres na internet para acessar conteúdos, e nos expressarmos? Quem governa a rede? Com quais interesses? Temos privacidade? Quem garante o direito de todos os cidadãos a uma conexão rápida e de baixo custo?
Essas e outras questões foram debatidas no documentário FREENET por especialistas e ativistas como Lawrence Lessig, Nnenna Nwakanma, Sergio Amadeu da Silveira, Edward Snowden, entre muitos outros. O filme passeia pela África, Índia, Estados Unidos, Brasil e Uruguai mostrando iniciativas e obstáculos para a democratização do acesso à internet e para a garantia de neutralidade da rede.
FREENET foi lançado no mês de maio exclusivamente em circuito independente. Através do projeto de Extensão – Mercado Editorial ECO/UFRJ – os alunos e  professores da Es cola de Comunicação da UFRJ tiveram a oportunidade de assistir e debater o vídeo com as observações das pesquisadoras Beatriz Martins (Fio Cruz) e Fernanda Bruno (ECO/UFRJ).Assista os melhores momentos no vídeo acima!

Ferramentas e Plataformas

Conversa com Kátia Regina da Silva, na aula de Armazenamento e Recuperação de Dados. Vale conferir:

 

Frankfurt memories

O Prof. Jonas foi a Frankfurt para conversar com alunos de uma escola a respeito do nazismo, do povo judeu e contar um pouco da história de sua família. Um encontro de gerações e nacionalidades distintas que se reconectam através da história. Vale a pena conferir:

Textoimagem

Não pôde ir ao TEXTOIMAGEM, que aconteceu na última sexta-feira (17/5) na CPM? Curtiu o evento?

A revista Ciência Hoje registrou, confira!

Arte e produção midiática – Ivana Bentes

Os projetos e as avaliações da professora, pesquisadora trazem considerações sobre a Internet e o consumo de arte. Assista nossa entrevista com Ivana Bentes:

Conversa com Giselle Beiguelman

Giselle Beiguelman (USP) fala sobre seus projetos e comenta tecnologias como a realidade aumentada, o código QR ( Quick Response) e outros aspectos da arte digital e seus desafios. Saiba mais:

Flutuações

Esferas que “flutuam”‘ no ar em movimentos suaves, uma escultura em constante transformação.  Julio Lucio Martin, aqui, utiliza placas Arduíno e softwares para deixar sua marca na Arte Digital.  Saiba mais…

Breathing

Comunicar-se com um “robô” através de uma de nossas funções corporais mais básicas: a respiração. Já pensou?

Assista à entrevista com Guto Nobrega para entender melhor:

O futuro do celular (matéria do Fantástico – 26.09.2010)

A seguir, um resumo da matéria, com depoimento de Jonas Federman

Apresentando o Arduíno Severino (abril/2010)

Como o vídeo abaixo explica, o arduíno severino é uma versão made in Brazilde um protótipo – no caso uma versão reduzida de placa mãe de computador – utilizado em prototipagem rápida de sistemas. O objetivo aqui é introduzir alguns aspectos deste equipamento que é a base de um sistema móvel para acionar um equipamento em sua casa, através de um celular conectado a internet, conforme será explicado no próximo post.

Esta apresentação contou com a colaboração de Pedro Grojsgold , estudante de engenharia da computação na PUC-RIO.

Prototipando uma crossmedia (abril/2010)

Seguem fotos de um experimento dentro de nossa pesquisa sobre multimídia, arte e equipamentos móveis. Foi desenvolvido um sistema que permite através do celular conectado à web, acionar um equipamento (arduíno Severino), ligado a um computador (também conectado a web).

Neste experimento, uma série de luzes foram acionadas remotamente, numa placa de circuitos integrados -Arduíno Severino – que é descrita no post anterior (Apresentando o Arduíno Severino – abril/2010).

Abaixo, as fotos que documentam este experimento.

Ciência Hoje: Mídias sociais (agosto/2010)

Jonas Federman foi mediador de um debate promovido pela revista Ciência Hoje,no RJ.
Segue-se registro de evento:

Link direto para a matéria

Link direto para o vídeo

Impressões sobre o FILE 2010 (agosto/2010)

Vivian Caccuri no FILE 2010 (Festival Internacional de Linuagem Eletrônica), no Instituto Cervantes em São Paulo apresentou sua pesquisa de mestrado na Escola de Música da UFRJ. O trabalho apresentado no FILE X chama a atenção pelo fato de reunir aspectos da arte contemporânea brasileira sublinhando questões relativas ao som na obra de Cildo Meirelles. Veja a seguir uma entrevista com Vivian Caccuri.

 

 

Eliane Brum – Encontros de Interrogação (2015)

A escritora, jornalista e documentarista Eliane Brum fala de sua infância, da relação entre a profissão de repórter e o trabalho ficcional e da diferença entre as duas escritas. Lê, ao final, trecho de seu romance “Uma Duas”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s