Vídeos

Debate sobre o Documentário FREENET

A World Wide Web foi concebida e construída a partir de um fundamento principal: a liberdade pela conexão em rede. Não demorou para se tornar o carro-chefe da liberdade de expressão do século XXI. Com ela, não somos apenas consumidores de informação, somos também produtores. Mas o quanto somos realmente livres na internet para acessar conteúdos, e nos expressarmos? Quem governa a rede? Com quais interesses? Temos privacidade? Quem garante o direito de todos os cidadãos a uma conexão rápida e de baixo custo?
Essas e outras questões foram debatidas no documentário FREENET por especialistas e ativistas como Lawrence Lessig, Nnenna Nwakanma, Sergio Amadeu da Silveira, Edward Snowden, entre muitos outros. O filme passeia pela África, Índia, Estados Unidos, Brasil e Uruguai mostrando iniciativas e obstáculos para a democratização do acesso à internet e para a garantia de neutralidade da rede.
FREENET foi lançado no mês de maio exclusivamente em circuito independente. Através do projeto de Extensão – Mercado Editorial ECO/UFRJ – os alunos e  professores da Es cola de Comunicação da UFRJ tiveram a oportunidade de assistir e debater o vídeo com as observações das pesquisadoras Beatriz Martins (Fio Cruz) e Fernanda Bruno (ECO/UFRJ).Assista os melhores momentos no vídeo acima!

Ferramentas e Plataformas

Conversa com Kátia Regina da Silva, na aula de Armazenamento e Recuperação de Dados. Vale conferir:

 

Frankfurt memories

O Prof. Jonas foi a Frankfurt para conversar com alunos de uma escola a respeito do nazismo, do povo judeu e contar um pouco da história de sua família. Um encontro de gerações e nacionalidades distintas que se reconectam através da história. Vale a pena conferir:

Textoimagem

Não pôde ir ao TEXTOIMAGEM, que aconteceu na última sexta-feira (17/5) na CPM? Curtiu o evento?

A revista Ciência Hoje registrou, confira!

Arte e produção midiática – Ivana Bentes

Os projetos e as avaliações da professora, pesquisadora trazem considerações sobre a Internet e o consumo de arte. Assista nossa entrevista com Ivana Bentes:

Conversa com Giselle Beiguelman

Giselle Beiguelman (USP) fala sobre seus projetos e comenta tecnologias como a realidade aumentada, o código QR ( Quick Response) e outros aspectos da arte digital e seus desafios. Saiba mais:

Flutuações

Esferas que “flutuam”‘ no ar em movimentos suaves, uma escultura em constante transformação.  Julio Lucio Martin, aqui, utiliza placas Arduíno e softwares para deixar sua marca na Arte Digital.  Saiba mais…

Breathing

Comunicar-se com um “robô” através de uma de nossas funções corporais mais básicas: a respiração. Já pensou?

Assista à entrevista com Guto Nobrega para entender melhor:

O futuro do celular (matéria do Fantástico – 26.09.2010)

A seguir, um resumo da matéria, com depoimento de Jonas Federman

Apresentando o Arduíno Severino (abril/2010)

Como o vídeo abaixo explica, o arduíno severino é uma versão made in Brazilde um protótipo – no caso uma versão reduzida de placa mãe de computador – utilizado em prototipagem rápida de sistemas. O objetivo aqui é introduzir alguns aspectos deste equipamento que é a base de um sistema móvel para acionar um equipamento em sua casa, através de um celular conectado a internet, conforme será explicado no próximo post.

Esta apresentação contou com a colaboração de Pedro Grojsgold , estudante de engenharia da computação na PUC-RIO.

Prototipando uma crossmedia (abril/2010)

Seguem fotos de um experimento dentro de nossa pesquisa sobre multimídia, arte e equipamentos móveis. Foi desenvolvido um sistema que permite através do celular conectado à web, acionar um equipamento (arduíno Severino), ligado a um computador (também conectado a web).

Neste experimento, uma série de luzes foram acionadas remotamente, numa placa de circuitos integrados -Arduíno Severino – que é descrita no post anterior (Apresentando o Arduíno Severino – abril/2010).

Abaixo, as fotos que documentam este experimento.

Ciência Hoje: Mídias sociais (agosto/2010)

Jonas Federman foi mediador de um debate promovido pela revista Ciência Hoje,no RJ.
Segue-se registro de evento:

Link direto para a matéria

Link direto para o vídeo

Impressões sobre o FILE 2010 (agosto/2010)

Vivian Caccuri no FILE 2010 (Festival Internacional de Linuagem Eletrônica), no Instituto Cervantes em São Paulo apresentou sua pesquisa de mestrado na Escola de Música da UFRJ. O trabalho apresentado no FILE X chama a atenção pelo fato de reunir aspectos da arte contemporânea brasileira sublinhando questões relativas ao som na obra de Cildo Meirelles. Veja a seguir uma entrevista com Vivian Caccuri.

 

 

Eliane Brum – Encontros de Interrogação (2015)

A escritora, jornalista e documentarista Eliane Brum fala de sua infância, da relação entre a profissão de repórter e o trabalho ficcional e da diferença entre as duas escritas. Lê, ao final, trecho de seu romance “Uma Duas”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s