Reações Blog Arte Digital 2015.1

Luíza Carvalho 

Produção Editorial – 4º Perío

O blog Arte Digital, como ferramenta de trabalho utilizada na disciplina Armazenamento e Recuperação de Dados, além da homônima Arte Digital, permite aos alunos uma experiência bastante incomum na vida estudantil: a de analisar o trabalho alheio, daqueles que cursaram a matéria em períodos passados, além de avaliar e reavaliar sua própria produção, uma vez colocada na rede.

Funciona, pode-se dizer, como uma cápsula do tempo em pleno século XXI – um arquivo cibernético, com textos, fotos e vídeos, que leva o estudante a perceber seu progresso ao longo do tempo (algo que, talvez, seja promovido, em si, com tal objetivo, por apenas uma outra atividade na Escola de Comunicação: o jornal escrito pelos calouros na primeiríssima semana de aula na faculdade, impresso, distribuído e destinado a ser guardado de lembrança por anos a fio).

Além disso, através do fácil acesso à informação possibilitado pela plataforma, ela não só auxilia estudantes que cursam a matéria no presente ou a cursaram no passado: o futuro aluno encontra, na internet, o conteúdo e o objetivo da disciplina, além de sua bibliografia e forma de avaliação – nada mais certo, uma vez que as aulas, em palavras do próprio blog, tratam da “recuperação de informações armazenadas em arquivos digitais”.

Como vimos em classe, Armazenamento e Recuperação de Dados é um tema de constante reciclagem e que se enriquece com a colaboração de profissionais diversos das áreas de editoração, biblioteconomia e comunicação. Registrar seu andamento na web torna-se, portanto, uma solução oportuna: uma co-construção móvel, aberta e livre – e sujeita a mudanças, assim como todos nós.

 

Júlia Sena Vianna

Produção Editorial – 4º período

Blog Arte Digital

Diferente de alguns blogs acadêmicos que costumo visitar, o Arte Digital é extremamente fácil de navegar. Não é confuso, não possui propagandas pipocando na tela e tem um design simples e coeso, além de ter páginas claras e diretas.

Quanto ao conteúdo, o blog me pareceu bastante abrangente e completo. Primeiro, com as informações dos cursos do professor Jonas, com objetivos, planos de ensino, conteúdos programáticos, metodologia, critérios avaliativos e bibliografias. Faz com que seja muito mais fácil para o aluno ter acesso a essas informações quando precisar. E ainda conta com textos e artigos de antigos alunos, o que pode servir como base e inspiração para os atuais.

Porém, na minha opinião, o diferencial do blog, é que ele não fica apenas na “sala de aula”. Claro, é importante ter informações sobre os cursos – tanto a disciplina Arte Digital como Armazenamento e Recuperação de Dados – mas o Arte Digital não se prende a isso, já que contém vídeos de palestras, eventos, entrevistas e matérias que são interessantes não apenas como complemento das aulas, mas como curiosidades da atualidade. A página de links interessantes também cumpre esse mesmo papel, de dar aos alunos mais contato com a matéria ao mesmo tempo que serve para atraí-lo com informações relevantes.

De maneira geral, gostei bastante do blog Arte Digital e consigo me visualizar utilizando-o não só como uma ferramenta de estudo e pesquisa, mas também a título de curiosidade. Como sugestão, só tenho a dizer que seria ainda melhor ver mais produção dos alunos no blog, seria interessante vê-los no Arte Digital de maneira mais ativa, com textos, vídeos, trabalhos ou tutoriais, porque sempre acho importante que os alunos, como os professores, possam compartilhar suas experiências.

Bruna Rossi Mendes

Produção Editorial – 4º período

O blog de Arte Digital é uma moderna ferramenta de uso para pesquisas e que serve diretamente ao público de estudantes de comunicação social, mais especificamente aos alunos que escolhem as habilitações Publicidade e Propaganda e Produção Editorial. Nele se encontra um acervo de artigos, textos, links, tutoriais e vídeos que são interessantes para conhecer e se aprofundar não só na própria arte digital, como também em diversos assuntos relacionados a outros tipos de arte, científicos e culturais.

A página chama a atenção pela sua dinâmica de materiais expositivos, se fazendo muito útil ao aluno que procura explicações de como se seguirão as aulas, modos de avaliação e o objetivo delas. Uma vez que eu não estava muito segura sobre a importância dessa matéria dentro do curso de Produção Editorial, explorar o tópico Meograph foi bastante esclarecedor, pois foi a descoberta de que, além de tudo, o blog permite que os estudantes que estão a cursar Arte Digital e Armazenamento e Recuperação de Dados possam postar suas próprias produções em arquivos, perpetuando-os na web e dando acesso a produções de alunos que já passaram pelo período. Essa possibilidade, justifica, inclusive, o nome de uma das matérias, já que acaba sendo o resgate de materiais antigos em prol de incrementar conhecimento e auxiliar no progresso em sala de aula.

Assim sendo, a conclusão que chego é a de que o blog, mesmo deixando claro o seu direcionamento aos alunos de Publicidade e Propaganda e Produção Editorial, ele pode servir em benefício também das outras habilitações, Jornalismo e Radialismo, quando tratando-se do armazenamento de informações ao longo do tempo, criando um histórico. Me encontro ansiosa para entender como funciona esse sistema de acúmulo de dados, que antes salvos dentro de uma biblioteca, em montes de livros, emergiram para as novas dimensões das tecnologias digitais, dando origem a um novo território informacional.

Sara Martins Ramos

Produção Editorial

O Blog Arte Digital apresenta uma estética concisa e direta ao seu leitor, sendo, assim, bastante pragmático para os estudantes de hoje em dia, que têm que lidar com centenas de informações e estímulos da rede. Simples, mas não raso, o blog apresenta um acervo de conteúdos extremamente úteis para a construção coletiva da disciplina Armazenamento e Recuperação de Dados. Poder recorrer, com facilidade, aos trabalhos já realizados por outros alunos, aos artigos, vídeos e artigos indicados pelo professor será de extrema importância para o decorrer da disciplina.

Com um layout limpo e de fácil entendimento, além da escolha de cores (apenas preto, cinza e laranja), a estética do blog dificulta a dispersão durante a navegação. Além disso, a disponibilidade de arquivos audiovisuais e de diversos links interessantes possibilita uma forma mais dinâmica de acessar e aproveitar os conteúdos pertinentes à disciplina. Ainda em relação a sua estética, creio que o blog deveria explorar mais o uso de fotos, imagens e artes relacionadas aos conteúdos. Por mais limpa que a página seja, o uso moderado de imagens seria interessante para quebrar a hegemonia do texto escrito na transmissão de informações.

Em se tratando de conteúdo, primeiramente o blog parece cumprir muito bem a função de armazenar dados considerados pertinentes à disciplina. Segundamente, mas não menos importante, o acúmulo de materiais elaborados por alunos que vieram antes de nós pode proporcionar trocas valiosas, percepção sob diferentes pontos de vista, análises sobre como e o quão rápido pode ser a evolução tecnológica e no que isso pode afetar o campo que estamos estudando, dentre outros.

Dessa forma, acredito que a página do Blog Arte Digital constrói um perfeito casamento com a proposta da nossa disciplina em questão. Através de uma maneira metalingüística e de um “meta-método”, poderemos aprender bem sobre a proposta do curso, que é armazenar e recuperar dados, tendo como foco as redes sociais.

Elisa Cuoco Provenzano

O curso de Armazenamento e Recuperação de Dados aborda uma parte mais concreta do programa de Produção Editorial. O aluno recente, que está aprendendo sobre a sua escolha de habilitação, ainda possui a fantasia de um mundo editorial que é levado apenas no plano artístico/ criativo. Ao ler o blog sobre a ementa da matéria, você percebe que o aspecto físico é a parte essencial que dará a forma para o artístico. A matéria é guiada pelo viés tecnológico eletrônico, o qual define a geração em que vivemos e o futuro. Tudo atualmente é a internet e ao estudar os seus alcances você se prepara para ser um profissional atualizado e pronto para mudanças.

O objetivo do curso (como colocado no blog) é uma parte essencial para o futuro produtor editorial, já que, a ferramenta para o desenvolvimento do seu trabalho é o computador. Aprender a utilizar arquivos digitais, armazenando e recuperando dados, auxiliará na otimização do tempo do profissional. Além disso, o estudo programático, sendo sobre o Twitter, traz um viés interessante para a disciplina. Essa mídia social ainda é considerada nova, porém, ela já alcança o mundo inteiro e exerce a sua influência em todos os meios de comunicação, desde o entretenimento aos jornais. Sendo assim, a sua análise coloca a ementa da matéria em um patamar atualizado, mostrando que, mesmo em uma escola clássica como a UFRJ, os ensinos estão em eterna mutação, sendo melhorados e adaptados conforme as novas gerações.

A minha expectativa para a aula é de encontrar um grande desafio. Por mais que eu viva inserida nos meio digitais, meu interesse nessa área é superficial, portanto, contornar essa dificuldade e me adaptar frente a um problema real de necessidade, exigirá dedicação e estudo. Salvo esse adentro, a matéria me é vista como extremamente necessária e essencial para o meu futuro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s